7.23.2004

Problemas financeiros e de saúde aumentam suicídios no Japão

Por Natasha Brereton

TÓQUIO (Reuters) - O número de suicídios no Japão aumentou 7 por cento, alcançando o recorde de quase 35.000 pessoas no ano passado. Um número crescente de pessoas tirou a própria vida por causa de problemas financeiros, disse a Agência Nacional de Polícia.
Problemas de saúde foram o motivo mais comum, responsáveis por quase 45 por cento dos 34.427 suicídios em 2003. Mas os que cometeram suicídio para fugir de dívidas ou de outras preocupações econômicas totalizaram mais de um quarto dos casos, segundo um relatório da agência divulgado pela mídia japonesa na sexta-feira.
Alguns especialistas, no entanto, disseram que uma reviravolta na economia há tempos estagnada do Japão poderia reverter o cenário neste ano.
"Agora é provavelmente o pico", disse Yukio Saito, chefe do hotline "Inochi no Denwa" (Telefone da Vida), acrescentando que ainda levará um tempo antes que a recuperação econômica se reflita em números.
O aumento eleva a taxa de suicídio do Japão para 27 em cada 100 mil pessoas -- uma das mais altas do mundo.
Uma constatação inquietante foi que o suicídio entre alunos do ensino básico aumentou 60 por cento, para 93 casos, enquanto entre alunos do ensino médio houve um salto de 30 por cento, para 225 casos.
"As crianças são muito facilmente influenciadas pelo ambiente que as cerca", disse Saito. "Se o suicídio entre os adultos aumenta, o suicídio infantil também cresce".
A cobertura da mídia de suicídios cometidos por crianças ou astros também provoca imitações, afirmou.
Um aumento agudo de suicídios foi registrado entre adultos que não conseguiram encontrar trabalho. Mais de 70 por cento das vítimas de suicídio eram homens.
Não há proibição religiosa contra o suicídio no Japão e tirar a própria vida costuma ser visto como um modo de escapar do fracasso ou de poupar entes queridos do constrangimento.
O número de suicidas japoneses é praticamente igual ao dos norte-americanos, mas os Estados Unidos têm o dobro da população do Japão.

UOL ÚLTIMAS NOTICIAS, 23/07/2004