6.28.2004

Desemprego recua em São Paulo, mas salários também

FABIANA FUTEMA
da Folha Online

Depois de atingir o maior patamar de todos os tempos em abril (20,7%), a taxa de desemprego na região metropolitana de São Paulo caiu para 19,7% em maio. Foi a primeira vez no ano de 2004 que o desemprego na região apresentou queda na comparação mensal.
Segundo pesquisa da Fundação Seade Dieese divulgada hoje, a taxa de desemprego de maio caiu 4,8% em maio em relação a abril. Essa foi a segunda maior queda já registrada para o período desde 1986, quando o desemprego na região registrou uma diminuição de 6% no mesmo período.

Número de desempregados

No mês passado, o número estimado de desempregados na região metropolitana de São Paulo foi de 1,960 milhão de pessoas.
Esse resultado representa a saída de 84 mil pessoas do contingente de desempregados na comparação com abril.
Segundo a Fundação Seade/Dieese, a redução do total de desempregados pode ser explicada pela geração de 157 mil postos de trabalho, superior ao número de pessoas que passaram a procurar emprego em maio (73 mil).
Foi o maior aumento do nível de ocupação já verificado para o mesmo período desde 1999. "Desde o mês passado estamos registrando uma criação intensa de postos de trabalho. Aparentemente a recuperação da economia já começa a se refletir de forma positiva na taxa de desemprego", disse o diretor de pesquisas da Fundação Seade, Sinésio Pires Ferreira.

Salário

O salário pago na região metropolitana de São Paulo caiu 0,4% em abril, passando a equivaler a R$ 940.

Veja a metodologia da pesquisa de desemprego do Seade/Dieese

A PED (Pesquisa de Emprego e Desemprego), da Fundação Seade e do Dieese (Departamento Intersindical de Estudos Sócio-Econômicos) é realizada mensalmente em 39 municípios da região metropolitana de São Paulo desde outubro de 1984. Na amostra da pesquisa, são colhidas informações de 3.000 domicílios por mês.
A taxa de desemprego do mês é calculada com base na média do trimestre em vigor. Por exemplo, a taxa de desemprego de maio corresponde à média trimestral de março, abril e maio.
Na PED do Seade/Dieese, o desemprego é dividido em três situações: aberto, oculto pelo trabalho precário e oculto pelo desalento.
Estão em situação de desemprego aberto as pessoas que procuraram trabalho no 30 dias anteriores à pesquisa e não exerceram nenhuma atividade nos últimos sete dias.
O desemprego oculto pelo trabalho precário agrega as pessoas que realizaram algum trabalho remunerado, mas sem perspectiva de continuidade e previsibilidade.
São considerados desempregados em situação oculta pelo desalento as pessoas que não possuem trabalho nem procuraram emprego nos 30 dias anteriores à pesquisa, mas fizeram algum tipo de procura nos últimos 12 meses.