6.20.2004

Vaga precária puxa alta do emprego

Número de trabalhadores subocupados aumentou em 126 mil em 4 meses

Tuca Viera - 21.mai.03/Folha Imagem
Imagem (feita com múltipla exposição) de desempregados conferindo oportunidades de trabalho em cartazes no centro de SP

PEDRO SOARES
DA SUCURSAL DO RIO
O contingente de pessoas empregadas cresceu nas principais regiões metropolitanas do país, mas graças à subocupação. De março para abril, o número de empregados nas seis regiões pesquisadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) aumentou em 130 mil. No mesmo período, a quantidade de subocupados aumentou em 126 mil pessoas, segundo dados da PME (Pesquisa Mensal de Emprego) levantados pela Folha.Os subocupados são pessoas que trabalham menos de 40 horas semanais, mas gostariam e têm disponibilidade para trabalhar mais tempo. Em abril, eram 1,005 milhão de trabalhadores nessa situação nas seis regiões (São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador e Recife). No mesmo mês de 2003, eram 972 mil.
O contingente de subocupados só é menor do que em janeiro de 2003, quando o país vivia o auge da crise provocada pela disparada do dólar, no final de 2002. Naquele mês, os subocupados somavam 1,031 milhão de pessoas. Há dados disponíveis para esse indicador desde março de 2002.
Embora o IBGE diga que há fluxos de entrada e de saída tanto do contingente de ocupados como do de subocupados -o que impede uma relação direta entre os dois contingentes-, especialistas afirmam que os dados mostram que a maior parte das pessoas que conseguiram emprego em abril foi para a subocupação.
A participação de subocupados no total de empregados cresceu de 4,7% em março para 5,4% em abril, ficando praticamente no mesmo nível de abril de 2003 (5,3%). Pelos dados do IBGE, em abril, 18,717 milhões de pessoas estavam empregadas -2,5% a mais do que em igual mês de 2003 e 0,7% a mais do que em março (variação considerada estatisticamente estável, dentro da margem de erro da pesquisa).
O gerente da Pesquisa Mensal de Emprego, Cimar Azeredo Pereira, disse que a pesquisa não permite acompanhar pessoa a pessoa para saber exatamente se todos os que encontraram trabalho em abril foram para a subocupação. Mas, afirmou, outros indicadores da pesquisa mostram que a maioria dos postos gerados é informal. Cita o aumento do emprego sem carteira (5,1% ante março de 2004 e 4,7% na comparação com abril de 2003) e do trabalho por conta própria (alta de 6,7% em relação a abril de 2003).Para o diretor do Instituto de Economia da UFRJ, João Sabóia, especialista em mercado de trabalho, os números do IBGE revelam que o emprego cresce, sim, mas em razão da criação de postos de trabalho de pouca qualidade. "Os dados [de ocupação e subocupação] são absolutamente coerentes. Tem muita gente chegando no mercado de trabalho, as pessoas até conseguem emprego, mas se ocupam mal, trabalhando menos horas do que gostariam ou ganhando pouco", avalia.
Lauro Ramos, do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), diz que a recuperação do emprego "ainda está sendo calcada num tipo de ocupação que não é a desejada". O economista do Ipea destaca um outro contingente de trabalho inadequado que tem crescido -são os sub-remunerados, aqueles que ganham menos de um salário mínimo por hora trabalhada. Em abril de 2003, eles representavam 15,2% do total de empregados -ou 2,770 milhões de pessoas. No mesmo mês deste ano, a participação caiu para 11,7% -2,183 milhões.
Ramos afirma, porém, que os dados de abril não podem ser levados em consideração porque o mínimo subiu naquele mês de 2003, elevando o número de sub-remunerados. É que muitos salários do setor informal, que tem o mínimo como referência, são corrigidos com defasagem e ficam com rendimentos abaixo do padrão de "corte" da pesquisa. Neste ano, o mínimo aumentou -para R$ 260- em maio.
Em março de 2003, eram 1,593 milhão de pessoas com rendimento mensal por hora trabalhada inferior ao salário mínimo/hora -ou 8,7% do pessoal ocupado. Um ano depois, esse número saltou 37,5% -para 2,191 milhões de pessoas-, o que representava 11,7% do total de empregados.
Para o economista José Márcio Camargo, da PUC-Rio e da Tendências, o emprego é a última variável a reagir em um período de recuperação do nível de atividade econômica como o que o país está vivendo agora. Por isso, de acordo com Camargo, é natural que no início desse processo as contratações sejam informais e sem uma jornada completa. "É caro contratar um trabalhador. Os custos são enormes", afirma.
FSP, 20/06/2004