1.12.2006

Criação de emprego é maior no interior do que nas capitais, diz Senai

Da FolhaNews

A criação de empregos no setor industrial é maior no interior do que nas regiões metropolitanas. É o que indica a pesquisa sobre geração de emprego feita pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). Segundo o levantamento, da 1,057 milhão de vagas criadas pela indústria nos últimos cinco anos - entre 2000 e 2004 -, 75,99% foram oferecidas em municípios localizados no interior do país. As principais cidades são Campinas (SP), São José dos Campos (SP), Franca (SP), Joinville (SC), Blumenau (SC), Caxias do Sul (RS) e Divinópolis (MG).
"Os principais fatores que influenciam o crescimento do emprego industrial no interior são as vantagens fiscais oferecidas pelos municípios para a instalação de novas empresas e o baixo custo da mão-de-obra", disse João Luiz Sabóia, coordenador do estudo. A pesquisa foi feita com base nos dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e da Rais (Relação Anual de Informações Sociais), ambos do Ministério do Trabalho. De acordo com os números apresentados, embora a criação de empregos esteja concentrada no interior, 11 capitais se destacam entre as 50 microrregiões responsáveis pela criação de 60% dos empregos industriais no período. Neste caso, o destaque ficou com Porto Alegre, que gerou 48.496 postos de trabalho. Em seguida aparece São Paulo, com 35.801 vagas.
Outro destaque da pesquisa é a constatação de que a remuneração média dos empregados admitidos é menor do que as dos demitidos. Na média, os novos trabalhadores recebem entre 80% e 90% dos que perderam o emprego. Além disso, a remuneração nas capitais ainda é superior a do interior. Em 2004, os novos empregos do setor industrial receberam, em média, 2,3 salários mínimos nas capitais, enquanto no interior a remuneração média era equivalente a 1,9 salário mínimo. "Esses números mostram que os menores salários pagos no interior são um dos atrativos para as empresas se instalarem longe das capitais", diz Sabóia.