11.09.2004

Central ameaça boicote a rescisão de não-filiado

DA FOLHA ONLINE

As centrais sindicais ameaçam boicotar a rescisão dos trabalhadores não-sindicalizados a partir da terça-feira da próxima semana. A medida servirá como instrumento de pressão contra a portaria 160 do Ministério do Trabalho, que proíbe as entidades de cobrarem a contribuição confederativa dos trabalhadores não-sindicalizados.
"Existe um mito de que os sindicatos não trabalham para os não-sindicalizados. Nós não só trabalhamos no acordo salarial dos não-sindicalizados como fazemos as suas rescisões", disse o secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves, o Juruna.
Segundo ele, as rescisões dos não-sindicalizados -hoje feitas nos sindicatos- serão enviadas para a DRT (Delegacia Regional do Trabalho). "Vamos ver como é que a DRT dará conta desse trabalho. Ficarão abarrotados de rescisões para homologar."
O boicote aos não-sindicalizados deve ser encabeçado pelos sindicatos filiados à Força, à CGT (Confederação Geral dos Trabalhadores) e à SDS (Social Democracia Sindical).
Na semana passada, eles se reuniram em Brasília com o presidente do TST (Tribunal Superior do Trabalho), Vantuil Abdala, para pedir uma solução para o caso.Segundo as centrais sindicais, essa proibição poderá fechar a maioria dos sindicatos no país, já que os recursos arrecadados com a contribuição representam a maior parte do orçamento.
Publicado na FOLHA DE SÃO PAULO