9.20.2004

Qualificado obtém vaga facilmente

DA REPORTAGEM LOCAL
Mara Melo, 48, secretária bilíngüe, e Álvaro Trilho, 40, do setor de seguros, não imaginavam que dois meses e meio após enfrentarem um processo de demissão estariam novamente empregados. Na Grande São Paulo, o trabalhador levava em julho, em média, 55 semanas para achar uma vaga, segundo a Fundação Seade e o Dieese.Demitida em janeiro, Mara teve o apoio da empresa para conseguir novo emprego. Mas, por indicação de uma colega, ocupa desde março a função de secretária-executiva na sede do grupo Pão de Açúcar."Fiquei preocupada quando comecei a buscar emprego porque tenho mais de 40 anos. De 65 empresas procuradas, seis me chamaram para entrevistas e só uma me ofereceu um emprego. Mas acabei acertando com o Pão de Açúcar, que não se importou com minha idade."Trilho, 40, ficou desempregado por dois meses e meio. No dia 16 de agosto começou a trabalhar como gerente corporativo de seguros da Votorantim Participações. "Trabalho com seguros há 14 anos e por isso não tive tanta dificuldade para encontrar uma vaga. Esse mercado está certamente mais aquecido do que há um ano."Segundo ele, no ano passado, um profissional especializado em seguros levava de quatro a oito meses para encontrar um emprego. "Eu levei dois meses e meio. Foi muito rápido", diz."As empresas estão optando por operários acima dos 40 anos e com mais qualificação, mesmo na linha de produção", afirma o operário Roberto Larrussa, 42, recém-contratado da metalúrgica Aro, em Guarulhos. (FF e CR)
(Folha de Paulo)