3.09.2004

VW pretende reduzir 5 mil empregos no mundo

Frankfurt - A Volkswagen apresentou um prognóstico mais conservador do que o esperado para 2004 e anunciou que enxugará o seu quadro mundial em 5 mil funcionários neste ano, como parte de um plano para reduzir custos, em resposta à demanda fraca. Em uma entrevista coletiva, o executivo-chefe da VW, Bernd Pischetsrieder, informou que entre 2 mil e 2,5 mil postos serão reduzidos na Alemanha por morte, pedido de demissão do funcionário, estímulo à demissão voluntária ou antecipação de aposentadorias. Segundo Pischetsrieder, as reduções do quadro de funcionários não serão feitas por demissões ou fechamentos de fábricas.

Ao fazer um diagnóstico dos dois primeiros meses do ano, o executivo afirmou que as vendas fracas tornarão o lucro do primeiro trimestre "desprezível". As vendas de carros da empresa caíram 6%, para 689 mil, nos dois primeiros meses do ano. Segundo o comunicado, o alvo principal da empresa será atingir um fluxo de caixa equilibrado em 2004. A Volkswagen planeja vender 5 milhões de carros em 2004, ante os 5,02 milhões vendidos em 2003, quando o lucro líqüido da empresa caiu 58% para 1,1 bilhão de euros.

A companhia informou que está dobrando seus esforços para alcançar uma economia adicional de algo em torno de 2 bilhões de euros até o fim de 2005. As economias previstas anteriormente para o mesmo período eram de 2 bilhões de euros. A Volkswagen atribuiu a situação insatisfatória dos lucros em 2003 ao impacto do euro forte, das fracas condições econômicas e das pressões sobre as margens de lucros, resultantes de promoções para fazer frente à competição com outras montadoras.

Ações caem 2,5%

As ações da Volkswagen caíram 2,5%, na Bolsa de Frankfurt, após a empresa apresentar números e prognósticos ruins. "A VW ainda tem de reduzir seus custos já que os gastos elevados de lançamento dos novos modelos da família Golf não têm sido correspondidos pelo desempenho nas vendas", comentou a analista da Oppenheim, Tina Koch. "Os clientes estão muito sensíveis a variações de preços e não se mostram leais à marca VW", completou.

O prognóstico da VW, de fluxo estável em 2004, após um primeiro trimestre que deve ser "desprezível", influencia outros ativos de montadoras européias. Em Frankfurt, a DaimlerChrysler caiu 1,6% e a BMW, 1,7%.

ESTADAO On-line em 09/03/2004
Patricia Lara
Volkswagen planeja cortar 5 mil empregos

WOLFSBURG, Alemanha (Reuters) - A fabricante alemã de automóveis Volkswagen informou nesta terça-feira que pretende cortar 5 mil empregos até o final de 2005, à medida que tenta se recuperar de uma queda em seu lucro no ano passado.

A maior montadora da Europa acrescentou que as demissões serão fora da produção de veículos e que entre 2 mil e 2.500 reduções de postos de trabalho deverão ocorrer na Alemanha.

A empresa informou ainda que suas vendas de veículos caíram 6 por cento em janeiro e fevereiro em relação a igual período de 2003.

As vendas declinaram para 689 mil nos primeiros dois meses desse ano.

FOLHA ON-LINE, 09/03/2004