1.25.2006

Desemprego global fica em 6,3% em 2005

COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Depois de dois anos consecutivos de redução, a taxa de desemprego no mundo se manteve em 6,3%, o que representa 191, 8 milhões de desempregados. A informação é da OIT (Organização Internacional do Trabalho).
De acordo com informe da OIT, o número de desempregados aumentou devido ao fato de o crescimento econômico mundial não acompanhar o aumento da demanda por trabalho.Ainda segundo a OIT, o crescimento econômico mundial também não foi capaz de melhorar as condições de vida dos mais pobres. Apenas 14,5 milhões dos mais de 500 milhões que ganham menos de US$ 1 por dia saíram da linha da miséria extrema.
Com 1,3 milhão de desempregados a mais, a América Latina e o Caribe foram as regiões que registraram maior aumento do desemprego. Hoje, 7,7% da população está sem emprego na região.Na Europa Central e Oriental, com exceção da União Européia, a taxa é de 9,7%, enquanto na UE e países desenvolvidos o desemprego ficou em 6,7% em 2005.No leste asiático, a taxa permanece em 3,8%, a mais baixa do mundo, enquanto o Oriente Médio e o norte da África ficam no topo da classificação, com desemprego de 13,2%.